Pablo Picasso – História completa de sua vida

Pablo Ruiz Picasso, ficou conhecido como Pablo Picasso, nasceu em Málaga, na Espanha e estudou em Barcelona. Porém trabalhou a maior parte da sua vida na França.

mapa de málaga

As obras de Picasso tem grande representatividade mundial. Então isso o torna uma referência em diversos estilos de obras que ele trabalhou em diferentes períodos de sua vida.

Então suas obras passam por diversos períodos que retratam o momento em que vivia. Assim sendo os primeiros mais famosos, e os últimos considerados controversos.

Pablo Picasso vida e obras

Pablo Picasso nasceu em 25 de outubro de 1881, filho de María Picasso y López e José Ruiz Blasco e desde a infância já demonstrava talento para as artes.

pais de Pablo Picasso
José Ruiz Blasco e María Picasso y López

Suas primeiras pinturas retratavam touradas. Então quando pintou seu primeiro quadro aos 8 anos e o batizou “O Toureiro” e carregou esta obra consigo durante toda a sua vida.

Em 1896 Pablo Picasso pintava quadros de modelos vivos. Além disso, ainda este ano teve sua primeira tela aceita pela Exposição Mundial de Barcelona e recebeu seu primeiro prêmio oficial como pintor com o quadro “Dois Patos”.

Seu estilo foi se modificando no decorrer do tempo e seu trabalho é classificado em períodos. Então veja abaixo algumas de suas obras mais conhecidas.

  • Banhista Sentada
  • Dora Maar com Gato
  • Maternidade
  • O Sonho
  • Three Musicians
  • Natureza Morta Com Crânios de Touro

Fases de Picasso

Em 1895 Pablo Picasso foi aceito na escola de arte La Lonja em Barcelona. Assim lá se destacava, apresentando seus trabalhos sempre antes do prazo estabelecido e com grande destaque.

Em 1897, já em Madri, ingressou na Academia Real de San Fernando, porém não se adaptou às regras mais rígidas e tradicionais. Contudo neste mesmo período contraiu escarlatina e acabou retornando à Barcelona.

Em 1900 se mudou para Paris, local que sonhava em conhecer. Assim nesta cidade as pessoas que conheceu lá tiveram grande influência no estilo Impressionista que o artista adotou neste momento.

Depois disso Pablo Picasso iniciou o período conhecido como Fase Azul com esta cor predominante em suas obras. Então neste período o seu estilo era considerado melancólico.

Logo depois disso passou pela Fase Rosa, onde o rosa e vermelho e destacavam figuras do circo e mulheres. Assim este período foi considerado mais alegre e vibrante.

A partir de 1906, Picasso teve um período de influência africana e em 1912 criou sua primeira colagem. Após isso iniciou seu período de Classicismo e Surrealismo e a partir de 1936 assume o estilo impressionista.

Depois disto ainda produziu gravuras e esculturas e no final dos anos 40 realizou trabalhos com cerâmica. Nos anos 60 teve alguns de seus poemas publicados em um livro.

Picasso faleceu no dia 08 de abril de 1973 em Mougins, na França aos 81 anos vítima de um infarto. Então se sabe que trabalhou até a noite anterior à sua morte em mais uma obra.

Pablo Picasso – Quadro Guernica

Guernica é um quadro pintado a óleo em 1937 e retrata na Visão de Pablo Picasso sobre a guerra civil da Espanha. Então este quadro mostra um engajamento político, social de Picasso naquele momento de sua vida.

O nome do quadro, Guernica, é uma referência à cidade espanhola de mesmo nome que foi destruída após um ataque alemão durante a Guerra e se tornou mundialmente conhecido.

O quadro com 349 centímetros de altura e 776,6 centímetros de comprimento, demorou cerca de um mês para ser concluído. Logo após ficar pronto rodou por várias exposições em várias cidades.

Por fim é perceptível a crítica à violência da Guerra e a devastação que ela causa. Assim a lâmpada que aparece no alto representa a modernidade e avanços tecnológicos da época em contraste com a irracionalidade da guerra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.