O que são criptomoedas?

o que é criptomoeda

Você sabe o que são as Criptomoedas? Hoje são um grande sucesso e pode ser uma excelente fonte de investimento! Então descubra nesse artigo tudo sobre!

As criptomoedas são meios de trocas e pagamentos online, utilizadas para simplificar e reduzir custos gerados por instituições bancárias tradicionais, utilizando a tecnologia a favor.

Embora sejam moedas virtuais, as transações realizadas são seguras e utilizam combinações de cálculos criptográficos e algoritmos difíceis de serem quebrados, tornando o processo rápido, sem burocracia e confiável.

Quando surgiu as criptomoedas?

As criptomoedas surgiram em meados de 2000, como um ativo financeiro e nomeada como moeda virtual, diante de um modelo que opera de forma descentralizada do sistema monetário.

O modelo descentralizado não necessita de uma instituição financeira somente para realizar transações e sim de uma rede de computadores.

Inclusive o conceito de moedas virtuais se utiliza da rede mundial de computadores interligados por um sistema, zerando assim o custo de transação de compra e venda em qualquer parte do mundo pela internet.

Os custos existem apenas por parte das Exchange (corretora de criptomoeda) que cobra pequenas comissões no momento da venda.

A tecnologia na segurança de criptografia é conhecida como Blockchain no qual um livro-registro exibe publicamente as ocorrências de todas as operações realizadas na rede.

Logo após, a validação é executada através de uma prova criptográfica (proof-of-work) e distribuída na rede de computadores onde é verificado e validado as execuções com a moeda virtual.

Para posteriormente atualizar no sistema público de registro, garantindo assim, transparência ao sistema e agilidade na troca de informações.

Quais as 3 principais criptomoedas do mundo?

A utilização das criptomoedas é crescente e a sua valorização fez com que surgisse vários tipos de moedas que movimentam o mercado financeiro. Vejam as mais conhecidas e utilizadas no mundo:

Bitcoin (BTC)

É a moeda virtual mais antiga, valorizada e utilizada. A unidade monetária é formada por uma sequência numérica própria e exclusiva dentro do sistema Bitcoin e é manuseada livremente entre os usuários.

No mercado financeiro de compra e venda pela internet, movimentam 15 bilhões de dólares por dia.

Ethereum (ETH)

O diferencial desta moeda é a utilização da tecnologia Blockchain para realizar aplicações descentralizadas, ou seja, contratos inteligentes onde é possível produzir tokens (fichas). Assim dá suporte para todas operações que utilizam computador. Além de compra e venda pela internet.

Ripple (XRP)

Além da moeda virtual, permite que as grandes instituições financeiras efetuem pagamentos internacionais em tempo real por um custo melhor. A venda é feita por compradores institucionais que queiram investir na moeda.

Criptomoeda e a valorização

Devido à aceitação do consumo das criptomoedas no mundo, a valorização é crescente e se dá pelo uso de vários modelos que contribuem para o sucesso.

Houve aumento nas pesquisas de navegadores via internet cujo tema é como investir em criptomoedas e quais as opções de moedas disponíveis. Assim a educação sobre o assunto encoraja novos investidores.

Quando manuseada como meio de troca, é desfrutada por diversos varejistas, empresas, plataformas de pagamentos. Como a Microsoft que dispõe o pagamento de jogos e aplicativos de celular, utilizando a moeda.

É frequentemente utilizada como transferência de valores cuja forma de pagamento gera baixos custos comparados aos meios tradicionais e rapidez nas transações, aumentando o número de usuários que utilizam as moedas.

Criptomoeda como investir

As moedas virtuais passam por oscilações diárias no mercado financeiro, entender o seu funcionamento, beneficia a investir melhor e evitar perdas financeiras.

É possível comprar as moedas através de outra pessoa que possua moedas virtuais, conhecido como P2P ou por uma corretora de moedas conhecida como Exchange.

Veja a lista com as 10 melhores exchanges do Brasil:

Melhores exchanges de Bitcoin do Brasil 2019

1 comentário

  1. Pingback: Melhores exchanges de Bitcoin do Brasil 2019/2020 - Guia do Investidor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.